top of page

I Seminário Luso-Brasileiro
de Turismo e Literatura

Logo I Seminário Luso-Brasileiro de Turismo e Literatura

"...somente com a alegria é que a gente realiza o bem."

João Guimarães Rosa

Atlas da paisagem literária

Apresentação do projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental: objetivos, sua utilização enquanto ferramenta digital e literária, abarcando de que forma os descritores da Base de Dados poderão servir para abordagens que relacionem a literatura ao turismo, à geografia ou a outras áreas do saber.

Parceiros
Inscrição

Daniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História e investigador no Instituto de História Contemporânea (IHC), ambos da NOVA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em História do Século XIX e um Doutoramento em História Económica e Social Contemporânea. É editor da revista IJHAC: A Journal of Digital Humanities, publicada pela Edinburgh University Press (https://www.euppublishing.com/loi/ijhac) e editor-chefe da versão portuguesa do The Programming Historian (https://programminghistorian.org/pt/). Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais do IHC (http://dhlab.fcsh.unl.pt/), sendo consultor da Infraestrutura Digital de Investigação ROSSIO (https://rossio.pt/). Juntamente com Natália Constâncio, coordena desde 2018 o projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (https://litescape.ielt.fcsh.unl.pt/). É atualmente Subdiretor Adjunto para as Infraestruturas Tecnológicas e Transição Digital da NOVA FCSH.

Natália Constâncio; Investigadora Integrada do IELT (NOVA-FCSH) e Investigadora colaboradora do CIAC (UAlg.). Tem um Doutoramento em Estudos Portugueses e um Mestrado em Literatura Portuguesa que versam sobre a Obra do escritor Mário de Carvalho. É colaboradora do LIT&TOUR (UAlg.), do projeto Ciclo da presença no Alto Alentejo, da coluna Cultura, do Página Um, e integra o Writing Urban Places WG3. Coordena, com o Historiador Daniel Alves (IHC-NOVA-FCSH), o projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (http://litescape.ielt.fcsh.unl.pt/). É autora de Romance de Dom Dinis. El-Rey Que (Nom) Fez Tudo Quanto Quis (2022) e do romance O Homem que Vivia Dentro dos Sonhos (2016). Com o pseudónimo Dulcineia, assina A Súplica de D. Pedro (2014), o livro infantil Inês, a Fada-Boneca – O Roubo das Letras e das Cores do Arco-Íris (2015), e poesia, publicada em antologias literárias.

bottom of page