I Seminário Luso-Brasileiro
de Turismo e Literatura
"...somente com a alegria é que a gente realiza o bem."
João Guimarães Rosa
Marcos Torres é professor do departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR. Suas pesquisas incluem estudos da paisagem, relações entre arte e geografia e abordagens culturais da geografia.
Mesa Patrimônio e paisagem Literária
A mesa explora a relação entre paisagem, memória e identidade no debate sobre o patrimônio. Vamos discutir o papel da literatura na criação de referências culturais e na nossa percepção dos lugares, criando um fluxo incessante de paisagens vistas, vividas e imaginadas
Mariana de Oliveira Lacerda é professora do departamento de Geografia, curso de Turismo, da UFMG. Turismóloga, mestre e doutora em geografia. Estuda turismo, paisagem e vivência dos lugares.
Carlos Henrique Falci é professor da UFMG, atuando na Escola de Belas Artes. Atualmente coordena e faz parte de pesquisas relacionadas a paisagem e memória, com destaque para projetos que abordam a memória dos rios; lugares de memória e criação artística.
José Antônio Vicente de Souza, Professor, membro dos Comitês Cultura Viva e Sistema de Museus de MG, Produtor Cultural e Presidente da Samarra-Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão, pesquisador, palestrante e mediador sobre a literatura de Guimarães Rosa, autor e incentivador de roteiros Ecoliterários Rosianos pelo Sertão Mineiro.
Júlia Zuza é de Belo Horizonte e possui mestrado e doutorado em Literatura. Participa de grupos de pesquisa voltados para relações entre arte e política na América Latina. Como temas de interesse, processos artísticos, materialidades e democracia.