I Seminário Luso-Brasileiro
de Turismo e Literatura
"...somente com a alegria é que a gente realiza o bem."
João Guimarães Rosa
Mesa Viagem, literatura e educação
A viagem é um conceito que nos convida a abertura do campo de estudo do turismo, ao nos interrogar acerca da importância dos deslocamentos que ocorrem não apenas no exterior, mas, sobretudo, no interior dos sujeitos. O conceito nos faz pensar a natureza dos deslocamentos humanos pelo (e através do) espaço-tempo e suas mudanças ao longo da história. É nesse caminho que a viagem se encontra com a literatura e a educação em diferentes abordagens. Da travessia rosiana como ideia central para se pensar a natureza transformadora das viagens ao potencial formativo das iniciativas do turismo literário, a Mesa proporcionará reflexões importantes ao conhecimento das relações entre a viagem, a literatura e a educação.
Cássio E. V. Hissa é geógrafo e mestre em Demografia pela UFMG, doutor em Geografia pela UNESP, com pós-doutorado em Epistemologia e Sociologia pelo CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2006-2010). Formação livre: filosofia e artes. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Autor de: A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade (2002, 2006), Entrenotas: compreensões de pesquisa (2013, 2015, 2019); Autor e organizador de: Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar (2008, 2018) e Conversações: de artes e de ciências (2011). No presente, escreve os seguintes livros: (1) O amanhã do mundo; (2) Certa Geografia (com a Professora Dra. Fabiana Andrade Bernardes Almeida).
Telma Borges é docente na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE; coordenadora do GPELL – Grupo de Pesquisa e Extensão do Letramento Literário; Vice-coordenadora do GEPLI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil, membro do Comitê Gestor do Programa Ações Afirmativas. Fez pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina investigando conexões entre literatura infantil e relações étnico-raciais. É sócia correspondente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, com sede em Paracatu, e da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Teófilo Otoni – MG.
Rômulo Monte Alto e professor Associado IV da Faculdade de Letras da UFMG. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. Estudioso de literatura latino-americana, em especial da região andina. Tradutor.
Fabiana Bernardes é turismóloga com Mestrado e Doutorado em Geografia no Programa de Pós-graduação de Geografia da UFMG e formação em escrita criativa. É professora do Curso de Turismo e Geografia da UFMG e atua no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão com os temas: Viagem, natureza e cultura. Tem especial interesse nos processos territoriais e nas transformações sociais-comunitárias, através do estudo da Viagem na fronteira com outros campos do conhecimento e sua relação com os territórios marginais e tradicionais, suas cosmovisões, relações de gênero e raça. Recentemente, se enveredou na escrita de contos-crônicas. No momento, se dedica a escrita de dois livros: Viagens (a partir de sua tese de Doutorado) e Certa Geografia com o professor Cassio Eduardo Vianna Hissa.