I Seminário Luso-Brasileiro
de Turismo e Literatura
"...somente com a alegria é que a gente realiza o bem."
João Guimarães Rosa
Mesa Governança
A governança de rotas turísticas literárias em interlocução com bibliotecas e museus é o tema central desta mesa, que nos convida a refletir a cultura como pilar e, as bibliotecas e museus como elos que favoreçam a formação de processos endógenos de governança, atentos à colaboração multisetorial, a participação comunitária, a gestão integrada e ao uso de tecnologias, ensejando outros caminhos para pensar, promover e praticar o turismo.
Lucas Amorim é historiador da arte, gestor cultural, curador, professor.
É o atual Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com missão de ampliar e democratizar o acesso à leitura em Minas Gerais e de gerir o complexo cultural da Biblioteca Pública Estadual. Suas pesquisas e atuação profissional transitam entre o patrimônio cultural, a história das exposições, arte moderna e contemporânea, e valorização das potencialidades locais por meio da economia criativa.
Jorge Patrício de Medeiros Almeida é fundador da Academia Corintiana de Letras e presidente do Circuito Turístico Guimarães Rosa durante os últimos dois mandatos.
Ivanei Silva - Museólogo na Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade - Poiesis Organização Social. Profissional com mais de 20 anos de experiência dedicados ao gerenciamento e à coordenação de projetos de exposições e conservação de acervos bem como de toda a parte técnica relacionada à exposição; liderança de equipe técnica especializada (iluminação, refrigeração, segurança, embalagem, transporte e elaboração de laudos técnicos).
Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira; Turismóloga com Doutorado em Estudos do Lazer, é professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e do curso de graduação em Turismo/ UFMG. Desenvolve pesquisas sobre as múltiplas conexões entre turismo e lazer, com especial interesse para o desenvolvimento humano do ponto de vista do sujeito que viaja, e governança em suas diferentes facetas no contexto de destinos turísticos.