I Seminário Luso-Brasileiro
de Turismo e Literatura
"...somente com a alegria é que a gente realiza o bem."
João Guimarães Rosa
Mesa: Turismo literário
A viagem em busca dos lugares associados aos autores e a seus textos, as rotas criadas a partir das pistas deixadas pelos escritores, a confluência entre geografia, imaginário e imaginação, a fascinação e o uso da tecnologia para auxiliar o turista na descoberta de novos territórios mediados pela literatura.
Maria Ángeles López Ronco; Professora e investigadora da Universidade Rey Juan Carlos, em Madri, Maria Ángeles López Ronco é Doutora Internacional de Turismo pela Universidade Rey Juan Carlos (2014) , com Máster em Direção Turística Internacional pela mesma Universidade (2009). Ministra aulas no Curso de Turismo, nos Cursos duplos de Turismo e Administração de Empresas (ADE) e Turismo e História, bem como no Mestrado em Gestão Internacional do Turismo. Áreas de investigação: Rotas culturais, Itinerários turístico-culturais, Didática das Ciências do Turismo, Património cultural, turismo sustentável e desenvolvimento.
Atualmente pesquisa a Rota dos Escravos em Espanha e no sul de Portugal.
Diomira Maria Cicci Pinto Faria; Professora associada da Universidade Federal de Minhas Gerais, é doutora em economia pela UFMG - Brasil e pela Universidade de Alicante – Espanha (2012). Leciona na graduação em Turismo e no Mestrado Interdisciplinar em Estudos do Lazer.
Desenvolve elos criativos entre o turismo e a literatura a partir de projetos extensionistas com comunidades do sertão de Guimarães Rosa e também através da escrita de contos e romance de ficção. Foi curadora da exposição virtual Sertão Mundo, do Espaço do Conhecimento UFMG.
A literatura e sua interface com o turismo aguçam sua curiosidade e foram responsáveis por seu pós doutoramento, na Universidade do Algarve.
Lucas Lins Gesteira; Mestrando em Engenharia de Produção na Coppe/UFRJ e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança (Casulo/UFRJ). Desde 2010, atua na gestão de projetos socioculturais, com foco em arte, cultura e patrimônio. Coordenou mais de 35 exposições, editou 16 títulos sobre arte, filosofia, organizou diversos eventos sobre o tema e integrou os times de restauração de construções tombadas. A partir de 2018, passou a se dedicar também à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos de inovação e sustentabilidade. Atualmente, é supervisor de inovação da Embratur, no EmbraturLAB.
Ronaldo Alves de Oliveira (Cordisburgo MG, 1964) é licenciado em Pedagogia e História pela FEMM, Sete Lagoas MG e pós-graduado em Pedagogia UNI – BH. Realiza o Curso Gestão em Museus pela UNESCO Brasil e ICOM.
Artista plástico e fotógrafo. É Coordenador do "Museu Casa Guimarães Rosa" entre os anos 1993/97 e 2006/2024.